Login
Senha
fronteira
Fronteira

Livramento

 

Rivera

Santana do Livramento é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 30º53'27" sul e a uma longitude 55º31'58" oeste, estando a uma altitude de 208 metros, a uma distância de 488 km da capital Porto Alegre, a 483 km de Montevidéu (capital do Uruguai), 634 km de Buenos Aires (capital da Argentina), 2434 km de Brasília (Capital Federal) e 380 km do Porto de Rio Grande. Sua população estimada em 2005 (IBGE) era de 97.488 habitantes.

 

Rivera é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de mesmo nome (cuja superfície total é de 9.370 km²), no norte do país, que com a vizinha Santana do Livramento, no sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, constitui uma curiosa conurbação binacional, denominada Fronteira da Paz, com aproximadamente 190.000 habitantes, que vivem de forma integrada.

As principais atividades econômicas da cidade de Rivera são as lojas destinadas ao free-shop, voltadas ao público brasileiro, tornando Rivera um destino popular para a compra de produtos importados em dólar. Com a queda da cotação do dólar, muitos aparelhos podem ser comprados por preços até 40% menores do que similares no Brasil. O limite de compras em Rivera é de US$ 300 por pessoa. Compras acima desse valor devem ser declaradas na Receita Federal  para o pagamento do imposto de importação correspondente para que o produto possa entrar legalmente no Brasil.

Destaca-se também a existência de um casino , situado justamente sobre uma das avenidas por onde corre a fronteira entre os dois países. No interior do departamento, predomina a criação de gado e a forestação.

 

Fotos da Fronteira